• Home
  • Eventos
  • Workshop ENACT: cenários, competências e oportunidades no setor das auditorias …

Workshop ENACT: cenários, competências e oportunidades no setor das auditorias energéticas

Workshop ENACT: cenários, competências e oportunidades no setor das auditorias energéticas

No âmbito do projeto ENACT, a ADENE – Agência para a Energia organizou no dia 28 de abril, em Lisboa, o Workshop “ENACT: cenários, competências e oportunidades no setor das auditorias energéticas”.

Este evento teve um duplo objetivo: a apresentação dos resultados do projeto e as metodologias para as auditorias energéticas nos edifícios e em instalações com consumos intensivos de energia, bem como as normas europeias da série EN 1627 (requisitos gerais, metodologia comum e resultados para auditorias energéticas). Adicionalmente, constituiu uma oportunidade para o intercâmbio com projetos inseridos em outras iniciativas da UE (Diretivas Europeia Ecodesign e da Etiquetagem Energética).

A apresentação dos objetivos e dos resultados alcançados até à data, bem como os expectáveis até a conclusão do projeto foi assegurada por Diogo Beirão, técnico da Direção Técnica da ADENE.

Ana Catarina Gonçalves, especialista da Direção de Edifícios da ADENE, abordou globalmente a questão da avaliação energética, a qual incluiu informação sobre o consumo de energia em Portugal, a legislação nacional, os requisitos para a certificação energética, a performance energética, os dados estatísticos e as metodologias para as auditorias energéticas. A comunicação sobre os aspetos relacionados com as auditorias a instalações consumidoras intensivas de energia foi assegurada por Paulo Calau, o gestor do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia.

As normas europeias da série EN 1627, nomeadamente os requisitos gerais, metodologia comum e resultados para auditorias energéticas, e as atividades desenvolvidas em Portugal foram apresentadas por Paulo Zoio, da Comissão Técnica CT 184 “Gestão de Energia”, uma estrutura coordenada pelo Instituto Português da Qualidade.

No final, teve lugar uma mesa-redonda, presidida por Jorge Marques, Diretor da Direção Técnica da ADENE, que teve por objetivo debater os temas do evento. As principais conclusões indicaram que existe a necessidade de criação da figura do auditor de energia no setor residencial, assim como a sua harmonização com a do perito qualificado para a certificação energética de edifícios do setor residencial.

Elenco Allegati

Programa do workshopPrograma do workshop